Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INDICADOR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROPOSIÇÃO DE UM INSTRUMENTO A PARTIR DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302018182568

ISSN

1678-4626

Autores

Kelmara Mendes Vieira, Fernando De Jesus Moreira, Ani Caroline Grigion Potrich,

Tópico(s)

Retirement, Disability, and Employment

Resumo

RESUMO: Este trabalho teve por objetivo construir e validar um indicador de educação financeira, assunto relevante que está entre os temas sugeridos para compor a Base Nacional Comum Curricular e necessita de avanços. Para tal, desenvolveu-se um instrumento com 13 itens, os quais foram analisados a partir da Teoria da Resposta ao Item. Foram aplicados 1.576 instrumentos em todas as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, estimando-se as curvas características dos itens e as proficiências dos indivíduos. Os resultados indicaram a adequação do indicador proposto e permitiram a construção dos níveis de proficiência em educação financeira.

Referência(s)