
A Educação Financeira no Ensino Médio em uma escola em São João de Meriti (RJ)
2019; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33532/revemop.v1n2a6
ISSN2596-0245
AutoresRosilane Motta Quintanilha, Abel Rodolfo García Lozano, Chang Kuo Rodriguês, Marco Aurélio Kistemann,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado com temática de Educação Financeira realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em São João de Meriti / RJ. A pesquisa foi estruturada metodologicamente de acordo com as quatro fases da Engenharia Didática. Os fundamentos teóricos foram subsidiados na teoria das Situações Didáticas, que abordam as relações que ocorrem em sala de aula, entre o professor, o aluno e o saber de Guy Brousseau, em particular, de situações a-didáticas. O objetivo geral foi investigar como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio agem em situações cotidianas referentes às finanças pessoais. O principal resultado da pesquisa foi constatar que as atividades possibilitaram aos estudantes refletir e tomar decisões de cunho financeiro percebendo-se como consumidor consciente.
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