Artigo Acesso aberto

ROLETA DO NOX: UMA ATIVIDADE LÚDICA EM QUÍMICA NO CONTEÚDO DE NÚMERO DE OXIDAÇÃO

2019; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31692/2595-2498.v2i1.78

ISSN

2595-2498

Autores

Natália Kelly da Silva Araújo, Francisca Maria da Silva Miranda, Gabriela Rejane Silva de Medeiros, Danielly Francielly dos Santos Silva, Ayrton Matheus da Silva Nascimento,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O emprego de jogos didáticos nas aulas de Química é um desafio para todo o professor desta área do conhecimento, pois visa uma ponte entre o lúdico e a teoria, facilitando e criando um ambiente favorável ao conhecimento. Assim, foi criado o jogo “Roleta do NOX”, onde tem um objetivo de identificar o Número de Oxidação (NOX) de cada elemento químico, ou seja, substâncias simples e compostos de maneira que os discentes compreendam esta temática de forma lúdica. Utilizamos como orientação para construção deste jogo os estudos de Fonseca (2016). Esta pesquisa mostra a preparação até a experiência de um jogo didático, intitulado “Roleta do NOX” utilizando como metodologia o CEK (Ciclo da Experiência Kellyana) proposto por George Kelly (1963). Este jogo é direcionado para os estudantes do Ensino Médio, no conteúdo de Número de Oxidação. Este recurso didático foi criado Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV) ligado ao Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos no Ensino de Química, e a vivência foi realizada numa turma de 2º ano do Ensino Médio, na qual é parceira do programa, na cidade de Recife – Pernambuco. Dessa forma, foi usado como estrutura metodológica o ciclo da experiência Kellyana (CEK) o qual é embasado pela Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). Nesta vivência foi inegável que cerca 82% dos alunos acertaram as perguntas referente ao NOX. A partir dos resultados deste trabalho, pode-se ressaltar que os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente de toda a atividade, fazendo uso de seus conhecimentos prévios, realizando reflexões e discussões com os colegas e o professor favorecendo a interação aluno-aluno e aluno-professor.

Referência(s)