Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dos materiais didáticos produzidos nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Linguagem: Português

10.20396/zet.v27i0.8654047

ISSN

2176-1744

Autores

Rosemeiry de Castro Prado, Antônio Vicente Marafioti Garnica,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo é parte de um estudo de doutorado que tem como foco o ensino de Matemática nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec), particularmente, o da Fatec São Paulo, criada nos limiares da década de 1970, em pleno regime militar. A História Oral foi mobilizada como princípio teórico-metodológico, o que possibilitou a criação de narrativas sobre o surgimento dessas faculdades no cenário educacional e sua demanda por professores de Matemática, o lugar ocupado pela Matemática nas Fatec e a força do discurso sobre a necessidade de uma “Matemática para tecnólogos”. Este artigo discute mais especificamente a criação de materiais didáticos (apostilas), relativos ao ensino de Matemática, visando a compreender se (e, se for o caso, como) o discurso em defesa de uma Matemática específica para tecnólogos se efetiva na instituição.

Referência(s)