Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes

2019; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 21; Issue: 46 Linguagem: Português

10.17648/textura-2358-0801-21-46-4542

ISSN

2358-0801

Autores

Cláudia De Oliveira Inácio, Elaine Conte, Adilson Cristiano Habowski, Míriam Benites Rios,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O estudo de abordagem hermenêutica aponta discussões e análises relativas à presença e aos usos das tecnologias nas relações escolares e no campo da educação, tendo em vista que os reflexos dessa intensa presença tecnológica na infância revelam dimensões de uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada. Nesse sentido, é preciso favorecer a produção de conhecimentos por meio de ações e criações tecnológicas repensadas em práticas pedagógicas interpessoais, estimulando novas relações aprendentes. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre as crianças, desde que sejam utilizados e orientados por adultos, de forma interativa e sensível.

Referência(s)