Representações sociais de cuiabá: estudo comparativo entre mapas cognitivos de crianças em escolas públicas e particulares

2016; Volume: 6; Issue: 17 Linguagem: Português

ISSN

2237-258X

Autores

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Paula Figueiredo Poubel, Eliza Moura Pereira da Silva,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este texto analisa dados de estudos sobre representacoes sociais da cidade segundo criancas de escolas publicas (SILVA, 2014) e particulares (POUBEL, 2016). O aporte teorico partiu da abordagem ontogenetica das representacoes sociais e da Teoria Historico Cultural em dialogo com os estudos de Bourdieu (2004) e Sennett (1988). Como metodologia adotou-se mapas cognitivos (ALBA, 2011) produzidos por 80 criancas (40 de escolas publicas e 40 de escolas particulares), analisados conforme a tecnica de analise de conteudo (BARDIN, 1977). Os resultados indicam um campo representacional marcado por informacoes sobre a cidade atrelada a rotina das criancas, esta orientada pelos adultos que regulam estruturas de oportunidade para sua aprendizagem e desenvolvimento. Observou-se maior repertorio nos mapas coletados na escola publica, cujos trajetos infantis sao realizados por meio de transporte publico ou a pe. As criancas das escolas particulares anunciam a cidade vista pela janela do carro com destaque para grandes avenidas, vias publicas e logomarcas. Em ambos os grupos, destaca-se a recorrencia de espacos privatizados como shoppings, lojas e lugares de familia. Assim, conteudos representacionais identificados sobre Cuiaba indicam a influencia das diferentes posicoes sociais dos grupos, em acordo com os espacos que vivenciam e com a mediacao exercida pelo adulto.

Referência(s)