Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MOTOR ELÉTRICO DE FARADAY

2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i1.7082

ISSN

2594-4746

Autores

Emerson Avelino Medeiros, L. Fernandes dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um roteiro de elaboração de aparato experimental, que possa ser utilizado nas aulas de Física do Ensino Médio, para reproduzir uma das versões do experimento criado por Michael Faraday (1791-1867) em setembro de 1821. Experimento este que foi capaz de produzir um movimento contínuo devido à ação de uma corrente elétrica, caracterizando assim, o primeiro motor elétrico contínuo construído. O aparato experimental descrito nesse artigo e os aspectos históricos envolvidos a respeito do motor elétrico de Faraday foram apresentados para comunidade em geral e para estudantes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes acadêmicos presentes no III Física de Portas Abertas que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro de 2016 na cidade de Blumenau – SC, Brasil. A apresentação despertou interesse dos visitantes com relação à história da Física e surpresa em relação a origem do motor elétrico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX