Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Concepções manifestadas por licenciandos em Matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel<br>Conceptions expressed by mathematics student’s in dealing with tasks involving the concept of ring

2019; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024

ISSN

1983-3156

Autores

Marcelo Silva de Jesus, Angela Marta Pereira das Dores Savioli,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou identificar e discutir por meio da teoria APOS as concepções manifestadas por licenciandos em Matemática de uma Universidade do Norte do Paraná ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de Anel. Para tanto, realizamos a coleta de dados por meio de cinco tarefas aplicadas a onze licenciandos concluintes da disciplina de Estruturas Algébricas. A partir dos registros escritos obtidos, identificamos as concepções (ação, processo, objeto, esquema) de cada um deles. O estudo evidenciou que cinco licenciandos ainda estavam na fase inicial da construção da concepção ação, quatro estudantes manifestaram ter a concepção ação, um estudante a concepção processo, um estudante a concepção objeto e nenhum estudante a concepção esquema.

Referência(s)