Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Módulo de Digitalização Tridimensional para Robôs

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 22 Linguagem: Português

10.13102/semic.v0i22.4032

ISSN

2595-0339

Autores

Murilo Cruz Lopes,

Tópico(s)

3D Surveying and Cultural Heritage

Resumo

A digitalização tridimensional (3D) é uma tecnologia que permite a obtenção de nuvens de pontos apartir da varredura das superfícies de objetos por feixes de raios laser (light amplification bystimulated emission of radiation) (GROETELAARS e AMORIM, 2011). Essa tecnologia tem sidobastante empregada na digitalização de objetos como por exemplo, na área de ortodontia, e narecuperação de patrimônios culturais e também em inspeção de minas de carvão (WISPEL et. al,2017). Tem se tornado comum também lojas virtuais que compartilham modelos tridimensionais.Fabricantes em todas as áreas, tem disponibilizado esses modelos, a fim de facilitar e atendernecessidades diversas de seus clientes (WINSCH e SANTOS, 2014). O Scanner 3D que faz o usode laser e uma câmera digital funciona da seguinte forma: um feixe do laser é aplicado sobre o objetoa ser digitalizado, a câmera digital captura um conjunto de imagens que a partir delas é possívelfazer a digitalização do objeto (HASANUDDIN, et. al, 2015) .Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para digitalizar um objeto, como porexemplo a Time to Fly , Stereo Vision , Laser Triangulation e etc. A primeira técnica, Time to Fly , quebasicamente consiste de um sistema que possui uma unidade emissora, que envia um pulso de laserque colide com a superfície do objeto alvo. Uma unidade receptora recebe o pulso refletido e mede otempo de ida e volta. Com isso é possível obter a distância de cada ponto do objeto alvo e a partirdisso obter a nuvem de pontos do objeto. A técnica de Stereo Vision faz o uso de câmeras e depadrões de luzes sobre o objeto para poder digitalizá-lo. A técnica de Laser Triangulation faz o usode um laser e uma câmera digital. A linha do laser incide sobre o objeto e a partir disso é calculada atriangulação entre o objeto, câmera e o laser para obter a distância (SANSONI et. al, 2009).Um dos principais quesitos da escolha da técnica a ser utilizada neste trabalho foi o baixocusto, que fosse um projeto simples de ser implementado e que mostrasse resultados satisfatórios. Atécnica de Laser Triangulation cumpre esse quesito devido a necessidade de uso de apenas umacâmera e de um laser, além de ser um método matemático básico. O sistema implementado, foicodificado em linguagem de programação C++ em conjunto com a biblioteca OpenCV para oprocessamento das imagens (OPENCV, 2018).

Referência(s)