
Hibridização de imagens: cinema/pintura
2016; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.37467/gka-revvisual.v3.488
ISSN2695-9631
AutoresNelyse Ap. Melro Salzedas, Rivaldo Alfredo Paccola,
Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoObjetivamos discutir a hibridização de imagens de pinturas e partículas cinematográficas em filmes italianos e norte-americano, estabelecendo entre elas um campo metafórico em cujo interstício surge um campo comum a ambas. O crítico italiano De Santi (Cinema e pittura, 2008) traz à tona esse processo de hibridização: Pasolini, no filme “Raiva” (1963), usa como cenário a tela de Rosso Fiorentino, “A descida da cruz” (1521); em outro, “Mamma Roma” (1962), e Fellini, “Satyricon” (1969), inspiram-se na tela de Mantegna “Cristo morto” (1485). Igualmente, Newel (Mona Lisa smile, 2003) utiliza tela de Picasso (Demoiselles D’Avignon, 1907) como discurso pedagógico da protagonista.
Referência(s)