Carta do Editor v.6 n.3 set-dez 2017

2017; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2237-3713

Autores

Manuel Meireles,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

CARTA DO EDITOR Nesta ultima edicao de 2017 trazemos ao leitor importantes contribuicoes academicas e tecnicas. O primeiro artigo de Amaral e Targa apresenta os tres pilares do framework Scrum, bem como suas principais cerimonias e praticas. O objetivo foi a construcao de um paralelo com as acoes realizadas para projecao da artista Anitta no cenario internacional, atraves de entregas constantes de material e da inspecao e adaptacao dos ciclos de trabalho encadeados. Deste modo, a relacao estabelecida entre o modelo formal e a pratica demonstra a viabilidade do uso do framework Scrum nos mais diferentes segmentos. O segundo trabalho de Cassol, Ruas, Ramos, Marque e Zanini, aborda as competencias gerenciais que devem compor os programas de formacao em administracao a fim de preparar os futuros profissionais. O metodo utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionario aplicado por meio da tecnica survey. A amostra dividiu-se em 161 gestores de organizacoes de 26 cidades de Santa Catarina e em 261 academicos que foram compostos por alunos em fase final de curso e bachareis de administracao de 12 universidades, tambem, de Santa Catarina. Foram encontradas congruencias nos resultados especificos sobre as competencias mais valorizadas, todavia observaram-se diferencas importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visoes e prioridades acerca do tema. Por isso, uma conclusao que transcende as caracteristicas especificas da pesquisa coloca em questao a opiniao dos gestores quando tratadas como diretriz principal na definicao das competencias relevantes em processos de formacao em IES. O terceiro artigo de Varella e Quadrelli apresenta um breve resumo sobre o algoritmo de aprendizado nao supervisionado K-Means e suas caracteristicas, no que tange a sua implementacao basica e aplicabilidade. O artigo descreve a sua utilizacao em areas onde a clusterizacao e fator primordial. Uma analise da utilizacao do algoritmo e feita sob a otica de analise de potencia em um ambiente de criptoanalise em criptografia de curva eliptica e criptografia RSA. Por fim Silveira e Sanches analisam se ha diferenca significativa quanto as caracteristicas empreendedoras entre os alunos que estudaram e os que nao estudaram a disciplina de empreendedorismo, com o intuito de identificar se os alunos que estudaram a formacao empreendedora desenvolveram tais caracteristicas. Para tanto, foi necessario a criacao de um novo questionario que foi validado e testado. Os testes das hipoteses foram feitos por meio de estatisticas nao parametricas que sao aplicaveis a variaveis ordinais qualitativas. Espera-se que esses resultados sejam de grande valia para auxiliar as instituicoes de ensino profissionalizante na analise do conteudo programatico da competencia, modulo ou disciplina de empreendedorismo. Boa Leitura Manuel Meireles Editor meireles@faccamp.br

Referência(s)