Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL E SUA PROPAGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

2017; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v8i1.988

ISSN

2179-426X

Autores

Washington Luiz da Costa, Andréia de Freitas Zômpero,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As instituies escolares so locais privilegiados para que o ensino e a aprendizagem aconteam. O Ensino Mdio, etapa final da Educao Bsica, representa o perodo ideal para a produo cientfica se solidificar. O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura relativa estruturao da Iniciao Cientfica no ambiente escolar. Para isso, avanamos no universo da Iniciao Cientfica abordando o seu incio de maneira institucionalizada no Brasil por meio da criao do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) na dcada de 1950, quando se deu o incio ao incentivo financeiro para a pesquisa cientfica no nosso pas, at a escola atualmente. Percorremos tambm os Documentos Oficiais de Ensino do Brasil que sugerem e citam em seus escritos a propagao da pesquisa e da Iniciao Cientfica nas escolas. Para finalizar, elencamos alguns programas governamentais que estimulam o trabalho cientfico na escola, oferecendo bolsas financeiras ofertadas aos alunos do Ensino Mdio inseridos em programas de pesquisa. As discusses aqui apresentadas podero promover a compreenso da comunidade acadmica em relao ao fomento da Iniciao Cientfica no Ensino Mdio nas escolas do Brasil.

Referência(s)