Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DO VAREJO DE ALIMENTOS

2018; Volume: 1; Linguagem: Português

10.33635/sitefa.v1i1.25

ISSN

2675-7540

Autores

Matheus Fereira Sousa Degrande, Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, Edgard Monforte Merlo, Juliana Clemente Pocai,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar estratégias genéricas, sob a perspectiva de qualidade percebida do consumidor, dos supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart e suas respectivas marcas próprias Qualitá, Viver e Great Value. Este objetivo foi alcançado a partir da aplicação de um questionário de qualidade percebida avaliando variáveis de influência na satisfação do consumidor, variável dependente. Através de regressão linear múltipla, constatou-se que a satisfação do consumidor em relação aos supermercados Wal-Mart e ao Pão de Açúcar estão relacionadas a aspectos de diferenciação competitiva e que a satisfação do consumidor perante as marcas próprias Qualitá, Viver e supermercado Carrefour é composta de variáveis relativas a preços competitivos aliados a qualidade superior em relação a concorrência. A satisfação do consumidor perante a marca Viver, por sua vez, apresentou aspectos centrados na liderança de custos. O estudo é relevante para expandir oportunidades de pesquisas futuras sobre estratégias a partir de qualidade percebida do consumidor e pesquisas referentes a marcas próprias, temas pouco abordados pelos estudos brasileiros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX