Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS

2019; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 48; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21165/el.v48i1.2151

ISSN

1413-0939

Autores

Paula Ribeiro e Souza,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar como o nível de proficiência de alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo interfere nas suas percepções e atitudes acerca de um exame externo de inglês aeronáutico, ao qual são submetidos ao final do programa. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário aos 407 alunos do curso. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais e a testes de hipóteses para investigar relações de significância entre os construtos fundamentais presentes no questionário e o nível de proficiência declarado pelos participantes. Os resultados mostraram que os alunos que se consideram mais proficientes atribuem níveis mais altos aos conhecimentos que possuem sobre o exame, à frequência com que se engajam em práticas preparatórias, à importância atribuída ao sucesso no teste, bem como ao alinhamento entre ensino e avaliação externa.

Referência(s)