
Redescobrindo a lei empírica de Hubble em sala de aula
2019; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 41; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0281
ISSN1806-9126
AutoresV R Peçanha da Rocha, A. C. Tort,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo O século 20 é marcado por duas grandes descobertas cosmológicas: a expansão do Universo, e a medida da radiação cósmica de fundo correspondente a uma temperatura de T = 2.275 K. Esta última, conjuntamente com a predição correta da abundância dos elementos formam os pilares que sustentam o modelo cosmológico atual ou modelo cosmológico padrão. Neste trabalho propomos a redescoberta da lei empírica de Hubble em sala de aula por meio de atividades práticas que promovem a participação ativa dos alunos. A lei empírica de Hubble é o ponto de partida da concepção de que nosso universo está em expansão,
Referência(s)