ENSINO SUPERIOR E EMPREGABILIDADE: PERCEÇÕES DE ESTUDANTES E GRADUADOS, EMPREGADORES E ACADÊMICOS
2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 40; Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302019186612
ISSN1678-4626
AutoresAntónio Fragoso, Sandra T. Valadas, Liliana Paulos,
Tópico(s)Higher Education Learning Practices
ResumoRESUMO: Neste artigo pretendemos refletir criticamente sobre os significados da empregabilidade e o papel que o ensino superior (ES) poderá ter na sua promoção. Analisamos dados de um projeto europeu considerando as perceções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Os resultados mostram que estudantes, graduados e empregadores internalizaram uma visão dominante de empregabilidade (contrariamente aos acadêmicos) que implica considerar o ES como responsável pela empregabilidade. Indicam, também, que para os acadêmicos é crucial a ideia de que as instituições de ES não devem estar ao serviço do mercado de trabalho, mas sim das sociedades. Os grupos inquiridos estão de acordo em que apoiar os estudantes na transição para o emprego é um objetivo instrumental importante.
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