
INVENTÁRIO DA ARBORIZAÇÃO DO CAMPUS PATO BRANCO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/revsbau.v4i1.66252
ISSN1980-7694
AutoresFlávio Augusto Cella de Oliveira, Lenir Maristela Silva, Ionete Hasse, Daniele Acco Cadorin, Kleber Andolfato de Oliveira,
Tópico(s)Growth and nutrition in plants
ResumoA importância da arborização de uma instituição de ensino é devida ao seu caráter formador de opinião, dentre outras. Este estudo tem por objetivo realizar um inventário da arborização do Campus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, visando conhecer a situação da mesma, uma vez que desde a criação do Campus, nunca foi realizado nenhum estudo a respeito da arborização do mesmo. Desta forma, este estudo apresenta dados de tal inventário, o qual foi realizado entre 2006 e 2007. A área verde do Campus compreende aproximadamente 111,828 m2, incluindo áreas de gramados, arborizados ou não. Para este estudo o Campus foi dividido em áreas, onde as árvores receberam etiquetas para localização, com posterior identificação das espécies. Foram catalogados 995 espécimes arbóreos de 42 diferentes espécies. 34 indivíduos não foram identificados. As 6 espécies com maior ocorrência foram Tabebuia chrysotricha, Bauhinia variegata, Morus alba, Schinus molle, Lagerstroemia indica e Tabebuia heptaphylla. Destas, exceto a Bauhinia variegata, Morus alba e Lagerstroemia indica, são de origem brasileira, sendo que a Schinus molle é a única da região fitoecológica local (Floresta com Araucária). A principal atenção no Campus deve ser dada a oito espécies exóticas invasoras, que devem ser substituídas gradativamente por espécies nativas da região fitoecológica local. O plantio de novas espécies nativas da região, também se faz necessário, pois há espaço para ampliação da arborização. Sugere-se a colocação de placas indicativas com o nome das espécies em locais de maior circulação para difundir o conhecimento das árvores no meio acadêmico, proporcionando educação ambiental.
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