
Saberes para ensinar problemas: uma análise dos artigos da Revista de Educação (São Paulo, 1933-1943)
2019; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.23864/cpp.v4i1.310
ISSN2526-2882
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste texto foram analisados os artigos da Revista de Educação publicados entre 1933 e 1943 que tratavam do ensino de aritmética, mais especificadamente o ensino de problemas aritméticos. O objetivo deste trabalho é identificar que saberes eram necessários e disseminados para o ensino de problemas aritméticos. Tais saberes, neste estudo são considerados como saberes profissionais do professor que ensina matemática. Como resultado observou-se que os autores lançavam mão do conhecimento de autores de referência pedagógica e/ou psicológica para justificar seus discursos para o ensino de aritmética. E nesta situação os saberes identificados para o ensino de problemas aritméticos foram a utilização de materiais didáticos como contador mecânico e jogos, os problemas a partir dos Centros de Interesse e os projetos, entendimento do programa de ensino, aumento do grau de dificuldade dos conteúdos e o domínio de múltiplos autores, tanto da área matemática, quanto da área pedagógica e psicológica.
Referência(s)