Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A AUTOGESTÃO EM ADOLESCENTES COM SPINA BÍFIDA: O QUE DIZEM OS JOVENS E SEUS CUIDADORES

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 24; Linguagem: Português

10.5380/ce.v24i0.62222

ISSN

2176-9133

Autores

Isabel Malheiro, Filomena Gaspar, Luísa Barros,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

Objetivo: avaliar um programa e os seus efeitos nas competências de autogestão, na perspetiva dos jovens e de seus pais/cuidadores.Método: entrevistas em grupo focal, com os 51 jovens com Spina Bifida (10-18 anos) que realizaram o programa e 30 pais/cuidadores.Resultados: revelam melhoria no comportamento de autogestão dos jovens, mais responsáveis, proactivos, confiantes, competentes na resolução de problemas, e autónomos. Quanto ao programa, destacam as estratégias psicoeducativas utilizadas, como a técnica de resolução de problemas, o roleplaying, os vídeos, o regime de tutoria entre pares e a modelagem (Lay led’s).Conclusão: o programa obteve resultados positivos na capacitação dos jovens para a autonomia. As mudanças verificadas no jovem ao assumir o papel de tutor permitem destacar a eficácia desta estratégia e o seu potencial na criança com condição crónica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX