Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202

ISSN

2447-9373

Autores

Erlando da Silva Rêses, Walace Roza Pinel, Lenilda Damasceno Perpétuo,

Tópico(s)

Romani and Gypsy Studies

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais.

Referência(s)