Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 35; Issue: 74 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.62581

ISSN

1984-0411

Autores

Regina Tereza Cestari de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Vocational Training

Resumo

RESUMO O artigo tem como objetivo analisar, no contexto de redefinição do papel do Estado, as mudanças nas formas de gestão escolar que foram sendo incorporadas na legislação educacional no Brasil e em Portugal, nas últimas décadas. São países com trajetórias distintas quanto à função do Estado na garantia do direito à educação, às políticas de democratização da educação e à institucionalização da gestão democrática nas escolas, no entanto são países que experimentaram longos períodos de regimes autoritários. A investigação apoia-se na literatura nacional e internacional sobre o tema e em fontes documentais, tomando-se como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, no Brasil, e a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) de 1986, em Portugal. O pressuposto é que essas mudanças nos normativos legais provocam uma ruptura no princípio da gestão democrática instituído na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Constituição da República Portuguesa de 1976, com a ascensão de um modelo de gestão escolar centrado na eficácia e na eficiência, com fundamento na Nova Gestão Pública.

Referência(s)