Artigo Acesso aberto

Estudo de Caso do Impacto de Ações Coletivas no Centro Musical Stop

2019; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18568/internext.v14i2.476

ISSN

1980-4865

Autores

Jéssica Novo, Susana Costa e Silva, Vítor Verdelho,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

O Centro Musical Stop tornou-se em três décadas a maior comunidade de músicos em Portugal, um fenómeno que tem vindo a ser estudado a nível nacional. No entanto, apesar do cluster que se formou neste espaço, não têm existido ações visíveis para promover o Stop e potencializar o crescimento dos músicos ali instalados.Torna-se, assim, relevante analisar este fenómeno ao nível das relações de cooperação existentes e da possibilidade de criação de ações coletivas com impacto positivo em clusters criativos não organizados. Para isso, recorreu-se à teoria das redes industriais e relações de cooperação, que têm sido objeto de estudo pelo Industrial Marketing and Purchasing Group.Este estudo de caso é uma investigação descritiva, que analisa os grupos: bandas e músicos; estúdios de produção; locais de atuação; e outros atores relevantes. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas numa amostra representativa da realidade em apreço.Nas conclusões são sugeridas ações coletivas para o crescimento e promoção do Stop como centro musical e de redes criativas semelhantes, com base no trabalho desenvolvido.

Referência(s)