Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os desafios da Escola na contemporaneidade e a emergência de novas teorias sobre o social

2018; Issue: 22 Linguagem: Português

10.33025/rps.v0i22.1962

ISSN

1983-0076

Autores

Elaine Rodrigues Perdigão, Michelle Viana Trancoso,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A escola está a atravessar percalços. Em meio à diversidade e às novas faces da cultura, emergência de novos estilos, acesso difuso a informações e ideias e o uso de novas tecnologias, está atada a currículos engessados, a práxis pedagógica tradicional e as mazelas da desigualdade social, que os avanços do mundo contemporâneo não foram capazes de suprimir. Este panorama, supostamente controverso, contrapõe e complementa o novo e o velho, o avanço e o atraso, mas, sobretudo, requer uma reflexão mais atual para nós educadores e cientistas sociais. Para fins deste artigo, propomos a releitura de algumas teorias sociológicas – clássicas e contemporâneas – com vista a oferecer uma revisão crítica sobre nossa sociedade em tempos de fragmentação, descolamentos, multiculturalismo, como também em tempos de discursos autoritários, grupos extremistas, totalitarismo e movimentos fascistas de supressão das minorias. Palavras-Chave: Modernidade, pós-modernidade, escola, saber.

Referência(s)