
Infâncias em diários de formação estética: narrativas de estudantes de pedagogia e de arte
2019; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/ae19828632v12n22019p164a180
ISSN1982-8632
AutoresLuciana Esmeralda Ostetto, Rosvita Kölb Bernardes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta dados de uma pesquisa interinstitucional que teve por objetivo mapear percursos de formação estética de licenciandos de Pedagogia e de Arte de duas universidades públicas brasileiras. Recorrendo à proposta inspiradora dos ateliês biográficos e aos princípios do ateliê de arte, metodologicamente centrou atenção na ação do rememorar por meio de diferentes linguagens expressivas (pintura, recorte-colagem, desenho, música, dança, entre outros), além da palavra. Um diário de memórias e miudezas foi proposto como suporte para abrigar narrativas textuais e imagéticas no decorrer dos encontros-ateliês. Na leitura dos diários, foram identificadas narrativas da infância que enunciam, entre encontros e desencontros, paisagens e percursos trilhados pelos licenciandos na jornada de fazer-se pessoa; no campo da sensibilidade, dão a conhecer rotas, em meio à natureza, à família e à escola, pelas quais as oportunidades de criação e os sentidos foram aguçados ou reprimidos.
Referência(s)