Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PRODUÇÃO TEXTUAL: UM OLHAR ATENTO À REFERENCIAÇÃO

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/2316-3267.2019v8i1p241-246

ISSN

2316-3267

Autores

Marta Aparecida Paulo Ferreira,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

RESUMONeste ensaio, propomos uma reflexão sobre o processo de referenciação nas produções textuais dos alunos e os percalços encontrados pelos professores no ensino deste conteúdo. A referenciação é responsável por estabelecer relação entre coesão e coerência, ou seja, ela é fundamental para o sentido do texto. O professor precisa estar atento para não tornar o aluno, um mero identificador de referentes textuais, é preciso construir estratégias de ensino e atividades significativas que dêem autonomia à leitura e principalmente à escrita do aluno. Sabendo da deficiência da formação de muitos educadores, o Estado e as escolas devem capacitar os professores. Só assim, este trabalho surtirá efeitos neste caminho árduo que é o ensino de produção textual.

Referência(s)