Artigo Produção Nacional

Projeto interdisciplinar: por dentro da Copa

2018; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

A. R. P. Pontes, H. C. Gomes, Cristina Novikoff,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos da Alfabetizacao Ciclo Basico I de 6 e 7 anos, visou tomar ciencia do evento mundial – Copa do Mundo 2010 – disseminado pela midia e que interfere na rotina escolar, devido se tratar de um esporte tipicamente brasileiro. O projeto abordou Geografia (localizacao no globo terrestre), Historia (Africa e Brasil), Ciencia (animais), Cultura (habitos, costumes e caracteristicas), Linguagem (lingua e escrita / alfabetizacao contextualizada / Musica), Pesquisas, Trabalho em equipe, Valores, Racismo, Jogos e Recreacao. Como pratica social finalizadora avaliou-se o conhecimento e as formas de pensar e agir de outras culturas. Observou-se o conhecimento da diversidade do reino animal, conhecimento e utilizacao de varios suportes de circulacao social da escrita (biografias, narrativas, noticias, bilhetes, e-mails, cartas, blogs, ritmos musicais, etc.), reconhecimento dos meios de comunicacao para a circulacao da noticia, compreensao da importância do respeito, tolerância e uniao diante de um evento mundial que une povos de diferentes culturas. A culminância se realizou com a aula-passeio ao Horto Municipal de Volta Redonda para a observacao de animais abordados na area de ciencias; tambem com uma Exposicao de trabalhos realizados durante o Projeto em forma de teatro, musicas, dancas e textos. Este Projeto e parte das reflexoes sobre a pratica didatico-pedagogica na pesquisa dissertativa: “Musicalizacao Infantil: Formacao Docente para Educacao Ambiental”, cujas ferramentas didaticas contribuem para a aprendizagem significativa critica (MOREIRA, 2010).

Referência(s)