
Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema
2017; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/cdhis.v30n1.2017.40823
ISSN1981-3090
AutoresFlávia Cezarino Costa, Amanda Rosasco Mazzini,
Tópico(s)Gender, Feminism, and Media
ResumoO artigo propõe a identificação de estratégias revisionistas audiovisuais feministas na obra cinematográfica Malévola (Maleficent, Robert Stromberg, 2014), revisitação de A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, Clyde Geronimi, 1959), ambas produzidas pela Walt Disney Pictures. Observamos as possíveis maneiras que um filme pode revisitar outro(s) para dar voz a representações da mulher até então adormecidas ou silenciadas. Nossas principais referências sobre revisionismo contemporâneo de contos de fadas são Elizabeth Harries e Maria Cristina Martins. Sobre representação da mulher no cinema clássico, nos baseamos principalmente em Laura Mulvey e Linda Williams.
Referência(s)