
Gestão de acervos audiovisuais em repositórios
2019; Departamento de Ciência da Informação; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.32810/2525-3468.ip.v4i2.2019.42263.196-198
ISSN2525-3468
AutoresFrancisco Edvander Pires Santos,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoApresenta resultados de pesquisa cujo objetivo se constituiu em construir criterios e diretrizes para a gestao de imagens em movimento e acervos sonoros produzidos na Universidade Federal do Ceara (UFC), uma proposicao realizada a partir da mediacao bibliotecaria na estruturacao de um repositorio audiovisual. Como aporte teorico, discutem-se as dimensoes da informacao audiovisual; a competencia e mediacao bibliotecaria na gestao de acervos audiovisuais; e as diretrizes nacionais e internacionais para gestao de repositorio audiovisual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que recorre a triangulacao metodologica visando contemplar a amplitude do tema proposto. Como primeiro metodo de pesquisa, utiliza a pesquisa documental para analise dos documentos normativos que regem os repositorios institucionais de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, selecionados sob o criterio dos que mais se destacaram no Ranking Web of Repositories, na finalidade de verificar se essas politicas e repositorios contemplam, de alguma forma, os acervos audiovisuais. O segundo metodo adotado foi a analise de conteudo, que possibilitou a categorizacao e analise de uma amostra dos acervos audiovisuais produzidos na UFC, dentre eles: documentarios; curtas-metragens; animacoes; programas de televisao; programas de radio; podcasts; videoaulas; palestras; e espetaculos musicais. A fim de proceder com a analise e descricao dessa amostra, houve a necessidade de criacao de um instrumento para coleta de dados, construido no software Evernote e compartilhado no repositorio Zenodo. Os dados foram coletados no software de acordo com o corpus selecionado para cada ambiente de pesquisa, quais sejam: Curso de Jornalismo da UFC; Casa Amarela Euselio Oliveira; Programa UFCTV; Radio Universitaria FM; Biblioteca de Ciencias Humanas; e Coral da UFC. A escolha dos ambientes corresponde a amostra selecionada para esta pesquisa, representando os tipos de acervos audiovisuais categorizados na analise de conteudo. Para descricao dos dados coletados, foi utilizada a tecnica de decupagem, que permite o detalhamento do que e assistido nas imagens e ouvido nos audios analisados, alem da atribuicao de palavras-chave que representam o conteudo audiovisual. Como analise e discussao dos resultados, apresentam-se a analise dos documentos que regem o funcionamento dos repositorios institucionais; a analise das categorias de acervos audiovisuais produzidos na UFC; e os criterios e diretrizes estabelecidos para repositorio audiovisual. Definiram-se elementos que conduziram a proposta dos criterios e das diretrizes para gestao das colecoes em repositorio audiovisual no software DSpace, a saber: desenvolvimento de acervos audiovisuais; definicao de metadados; decupagem e indexacao; e ciclo de producao audiovisual, fluxo de submissao e designacao de responsabilidades. Conclui que os criterios e diretrizes propostos fornecem subsidios informacionais para gestao de imagens em movimento e acervos sonoros em repositorio audiovisual no DSpace e que podem ser aplicados em todos os ambientes produtores de informacao audiovisual, e nao apenas no ambiente universitario.
Referência(s)