Gato, Gota, Toga... A Combinatória no 5º Ano do Ensino Fundamental
2012; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
AutoresCristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente estudo analisou como intervencoes baseadas na explicitacao dos invariantes dos problemas combinatorios, na listagem de possibilidades como estrategia de resolucao, na sistematizacao da listagem e na generalizacao (percepcao das regularidades dos problemas) podem facilitar a compreensao de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental sobre problemas combinatorios dos tipos: produto cartesiano, arranjo, combinacao e permutacao. Foram realizados pre-teste, duas sessoes de intervencao e pos-teste e comparados os desempenhos,observando-se as contribuicoes das intervencoes. Os alunos demonstraram que compreenderam os problemas combinatorios a partir da forma como foram trabalhados, mostrando-se capazes de resolver os problemas e, em parte, generalizar seus procedimentos.
Referência(s)