Gato, Gota, Toga... A Combinatória no 5º Ano do Ensino Fundamental

2012; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2447-8733

Autores

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O presente estudo analisou como intervencoes baseadas na explicitacao dos invariantes dos problemas combinatorios, na listagem de possibilidades como estrategia de resolucao, na sistematizacao da listagem e na generalizacao (percepcao das regularidades dos problemas) podem facilitar a compreensao de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental sobre problemas combinatorios dos tipos: produto cartesiano, arranjo, combinacao e permutacao. Foram realizados pre-teste, duas sessoes de intervencao e pos-teste e comparados os desempenhos,observando-se as contribuicoes das intervencoes. Os alunos demonstraram que compreenderam os problemas combinatorios a partir da forma como foram trabalhados, mostrando-se capazes de resolver os problemas e, em parte, generalizar seus procedimentos.

Referência(s)