
Propostas didáticas de experimentação: uma análise prévia da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1959)
2019; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 5; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v5i4.1213
ISSN2525-7870
AutoresVítor Garcia Stoll, Alessandro Carvalho Bica, Cadidja Coutinho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Bagé. Objetivou-se realizar um levantamento sobre as propostas didáticas de experimentações contidas nas Seções “Observando” e “Observações e Experiências" da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, no período de 1951 a 1959, e os conteúdos científicos abordados pelas mesmas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo a abordagem técnico-metodológica pautada em análise documental, dados numéricos e estatística descritiva. Os dados empíricos foram obtidos a partir dos acervos disponíveis no Repositório Digital Tatu, vinculado a UNIPAMPA. E o corte temporal demarca a década inicial da segunda fase da revista. No período delimitado foram encontrados 34 exemplares da Revista do Ensino/RS no Repositório. Os anos com mais edições disponíveis foram 1957 e 1959, representando 22% e 19% da amostragem, respectivamente. E os de menor representação, 1951 e 1956, com uma edição cada (3%). Constatou-se que 15 edições (50%) apresentavam experimentações com predominância disciplinar em Biologia, 08 em Física (27%) e 05 em Química (17%). Além disso, duas edições (6%) possuíam tanto experimentações de Física quanto de Química. Concluiu-se que tal material, que na época servia como suporte técnico-pedagógico para os professores, assemelha-se às práticas experimentais utilizadas atualmente nas aulas Ciências da Natureza.
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