Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Máquinas de Rube Goldberg: aportes para o ensino de Ciências e Matemática /Rube Goldberg machines: Contributions to STEM education

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/er-v25n2a2018-6

ISSN

1983-1730

Autores

Pedro Zany Caldeira, Ana Paula Bossler,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Estudantes de duas licenciaturas (Ciências da Natureza e Matemática) foram incentivados pelos docentes de uma disciplina de Mídia e Educação a conceber, montar e analisar máquinas de Rube Goldberg, de modo a verificar-se como estas podem ser usadas em contextos de ensino. Nas máquinas analisadas os estudantes conseguiram identificar 90% dos fenômenos da Física e 25% dos fenômenos da Química presentes e nenhum dos princípios matemáticos incluídos na sua estrutura. No entanto, do conjunto dos fenômenos científicos incluídos no funcionamento das máquinas, eles só conseguiram nomear parcialmente um. Estes resultados levaram os professores a pedirem aos estudantes para apresentarem as suas máquinas usando a terminologia e o vocabulário científico corretos. Nessa apresentação os estudantes apenas erraram a nomeação de dois fenômenos científicos, ficando explícito o impacto da pedagogização do exercício e do discurso dos professores (explicação usando terminologia e vocabulário científico e matemático correto) sobre as aprendizagens dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Teoria da Variação da Aprendizagem. Máquina de Rube Goldberg. Objeto de aprendizagem. Responsailidade instrutiva. Resposabilidade discursiva

Referência(s)