Inovação e teorias da firma em três paradigmas
1998; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1980-5527
Autores Tópico(s)Firm Innovation and Growth
ResumoDesde os tempos de Alfred Marshall, a teoria economica procura criar modelos que capturem a logica do comportamento das firmas e dos mercados. Os resultados destes esforcos nao resultaram em um quadro analitico convergente, ja que persistem controversias importantes acerca do papel das diferentes forcas que influenciam o crescimento e os objetivos da firma. Winter (1993), ao se perguntar sobre o que a economia tem a dizer sobre o papel das empresas em uma economia de mercado, conclui que a resposta seria o silencio, seguido de uma “babel de respostas significativamente conflitivas”. A origem destes desencontros deriva de importantes diferencas conceituais, metodologicas e ideologicas entre as principais correntes teoricas que estudam a firma. No entanto, ao se analisar a evolucao das teorias da firma, e possivel perceber uma grande carencia de analises empiricas do funcionamento da firma ao longo da historia, um recurso que, devidamente explorado, poderia contribuir para elucidar a origem destas divergencias.
Referência(s)