
A REPRESENTAÇÃO DO ECOSSISTEMA LAVRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA, RR
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26571/reamec.a2019.v7.n1.p89-105.i7561
ISSN2318-6674
AutoresKézia da Conceição Costa, Monica Quirina Neto, Renato Almeida Silva, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Ivanise Maria Rizzatti,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO objetivo deste artigo foi analisar a representação do Ecossistema Lavrado nos livros didáticos de Ciências e observar a contextualização deste conteúdo com a realidade local dos alunos do Ensino Fundamental I da rede pública municipal de ensino de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados os livros de Ciências utilizados nas escolas municipais. Após a análise, observou-se que não foi encontrado nenhuma referência ao Ecossistema Lavrado. Além disso, notou-se, que os conteúdos presentes nestas obras não fazem contextualização com a realidade local dos alunos, o que pode dificultar a compreensão do conteúdo, uma vez que para existir uma aprendizagem significativa é importante que o estudante consiga identificar a relação entre aquilo que ele estuda e o seu cotidiano.
Referência(s)