Matemática e tecnologia: como as duas áreas se unem

2018; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2359-0793

Autores

Jeyson Ferreira Alves, Cláudia Celeste Celestino, Leandro Baroni, Kaleb Lucas Alves, Gabriela Veras Pierroni, Lucas Santos Nascimento,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No Brasil ainda existem diversos problemas quando se trata da educacao, como inadequacao do curriculo as expectativas e as necessidades dos estudantes resultando em alta evasao escolar, entre outros. Diversos alunos concluem o ensino medio sem ter um conhecimento adequado das ciencias exatas, o que os impede ter um desenvolvimento academico e posteriormente profissional. Uma maneira encontrada para reduzir este problema foi a criacao do Arandu, um projeto com a missao de promover a troca de conhecimentos em ciencia e tecnologia aeroespacial entre alunos do ensino medio e os discentes da UFABC. Neste trabalho, apresentamos o projeto Arandu e seus metodos de incentivo ao estudo da matem´atica para os alunos de ensino medio. O projeto, fruto de uma ideia de alunos da graduacao membros da UFABC Rocket Design (entidade de pesquisa e desenvolvimento de foguetes), tem como objetivo a troca de conhecimentos entre os discentes e os alunos de ensino medio sobre as disciplinas basicas da Engenharia Aeroespacial, resgatando tambem os conhecimentos adquiridos ao longo da jornada academica dos alunos. Tem ainda como finalidade, a confeccao de nanossatelites (CanSats) pelos alunos do curso. As atividades contam com dinâmicas, midias interativas e as mais variadas formas de aprender ciencia. Este projeto possui grande relevância para os alunos, uma vez que estimula nos mesmos a vontade de continuar aprimorando seus conhecimentos e, consequentemente, a compreensao das aplicacoes da matematica de uma forma mais recreativa e pratica.

Referência(s)