
Concepções de felicidade e tragédia na música raiz sertaneja como educação entre sujeitos
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/rep-v17n32018_art12
ISSN1982-7660
AutoresAntonio de Jesus Santana, Valéria Oliveira de Vasconcelos,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que teve como objetivo levantar as concepções de "felicidade" e "tragédia" presentes na música raiz sertaneja, identificando algumas canções que portam essas ideias, além de compreender se elas podem ser vistas como elementos de educação entre sujeitos nos domínios da educação popular. A coleta de dados deu-se por meio de rodas de conversa com integrantes de um grupo de violeiros do interior paulista, apoiada na pesquisa participante. A bibliografia baseou-se nas teorias, princípios e conceitos pedagógicos pela perspectiva libertadora, com ênfase na participação do sujeito autônomo. Sob a égide dos sentidos e experiências trazidos pela música raiz sertaneja, apontaram-se caminhos que, por meio de atividades propositivas, reflexivas e organizadas, suscitam práticas educativas no âmbito da educação popular.
Referência(s)