Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 41 Linguagem: Português

10.1590/1982-25542019239691

ISSN

1982-2553

Autores

Herom Vargas, Nilton Faria de Carvalho,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentações produzidas por esses DJs. O corpus de análise é formado por composições de três artistas: DJ Tudo, Psilosamples e Dandara. A argumentação e a análise demonstram a efetividade dessas duas categorias para o entendimento das dinâmicas produtiva e criativa desse tipo de trabalho que destoa do mainstream da música pop eletrônica.

Referência(s)