
Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 41 Linguagem: Português
10.1590/1982-25542019239691
ISSN1982-2553
AutoresHerom Vargas, Nilton Faria de Carvalho,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoResumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentações produzidas por esses DJs. O corpus de análise é formado por composições de três artistas: DJ Tudo, Psilosamples e Dandara. A argumentação e a análise demonstram a efetividade dessas duas categorias para o entendimento das dinâmicas produtiva e criativa desse tipo de trabalho que destoa do mainstream da música pop eletrônica.
Referência(s)