Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa qualitativa em Educação no Brasil: consolidação e desenvolvimento

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i6.1082

ISSN

2525-3409

Autores

Paulo César da Silva Rocha, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva, Aldayr de Oliveira Monteiro,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como a pesquisa qualitativa desenvolveu-se e consolidou-se no contexto da educação do Brasil, levando em consideração a cronologia dos mais diversos ciclos históricos que deram sustentação aos fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa em Educação no Brasil. A partir deste trabalho empírico bibliográfico que se fundamentou nas diferentes fontes, as quais abordaram reflexões e problematizações das questões metodológicas, demonstrou-se que o pensamento educacional brasileiro passou por diferentes ciclos na história da educação brasileira, tendo configurações que são historicamente comprovadas nas produções dos trabalhos científicos. Para esta discussão, recorreu-se a autores consagrados no que diz respeito a discussão sobre pesquisa qualitativa no contexto educacional Brasileiro, como por exemplo, Marcos Suel Zanette que resgata os ciclos históricos da pesquisa qualitativa no Brasil, assim como Bernadete Gatti que traz em suas discussões a relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação. A temáticas de estudo nas pesquisas qualitativas foram ampliadas ao longo do tempo, assim como a abertura e implantação de mestrados e doutorados, que sofreram influências estrangeiras principalmente no tocante a metodologia. Além disso, houve um grande incentivo que proporcionou esta formação no exterior, tendo como consequência a atuação de professores com especialização em trabalhos acadêmicos, ensino e pesquisa.

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