
Quando o bordado e a memória se entrelaçam
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5216/hr.v23i3.51464
ISSN1984-4530
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoResumo: O presente artigo trata da relação entre arte e movimentos sociais através da criação de oficinas de confecção de arpilleras durante a ditadura de Pinochet (1973–1990). As arpilleras chilenas foram instrumentos de resistência política e mobilização popular. Uma das especificidades desse artesanato tradicionalmente feito por mãos femininas é a sua linguagem visual que requer do historiador sensibilidade para lidar com a memória em tecido. No Brasil, a técnica da arpillera está sendo adotada por mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens como instrumento de denúncias por violações dos direitos humanos e registro de perda de lugares de memórias, em virtude da construção de hidroelétricas e da desterritorialização de populações ribeirinhas impactadas.
Referência(s)