Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Revelando as essências da Educação Maker

2020; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/tsc.v7i2.14864

ISSN

2318-8839

Autores

Tatiana Soster,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esse estudo revela os elementos da Educação Maker através da análise teórica e das práticas. A pesquisa inspira-se na abordagem fenomenológica. Como resultado observa-se que a proposta teórica e a realização das práticas se aproximam em muitos elementos, havendo poucas características divergentes e muitas complementares. Pode-se afirmar que a Educação Maker está em construção e, portanto, ainda apresenta resultados pedagógicos de aprendizagem aquém de sua teoria, especialmente no que diz respeito à formação crítica de sujeitos e integração da prática Maker com todas as áreas de conhecimento abordadas no contexto escolar através do currículo. Ao final, apresenta-se um quadro sintético com os elementos da Educação Maker, construído a partir da análise, discussão e acompanhamento da teoria e das práticas observadas.

Referência(s)