
Uso de tecnologias de processamento do pescado em cardápios escolares
2019; Volume: 26; Linguagem: Português
10.20396/san.v26i0.8653394
ISSN2316-297X
AutoresAna Paula da Silva Leonel, Maria Inêz Espagnoli Geraldo Martins, Aldi Feiden, Adriana Maria de Grandi, Ana Maria da Silva, Ricardo Coutinho,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoEste estudo teve como objetivo, analisar a viabilidade da inserção de quatro produtos à base de tilápia, na alimentação escolar: almôndegas, quibe, bolo de cenoura e bolo de chocolate, comparando economicamente com produtos do cardápio tradicional das escolas dos Municípios de Toledo-PR e Marechal Cândido Rondon-PR. Para isso, foram entrevistados nutricionistas dos municípios, acerca dos cardápios tradicionais utilizados para alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Foram indicados os cardápios propícios para a inclusão dos produtos à base de pescado. Com estes dados foram elaboradas tabelas de substituição de produtos dos cardápios tradicionais por produtos à base de pescado. Para a determinação dos custos foram utilizados os valores (R$) de aquisição, pelas prefeituras municipais, de cada ingrediente. Os resultados apontam que, economicamente, no município de Toledo a inclusão de almôndega e quibe de Carne Mecanicamente Separada (CMS) são satisfatórias. No município de Marechal Cândido Rondon, a inserção de bolo de chocolate e bolo de cenoura, nas formas de CMS e filé, mostraram-se promissoras.
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