
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/contracampo.v0i0.27106
ISSN2238-2577
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO Cinema Brasileiro viu surgir, nos anos 1990, uma geração de cineastas com propostas que se caracterizaram em boa medida pela intermidialidade, ou seja, pelo encontro do cinema com outras mídias. Em Recife (Pernambuco), ocorreu a eclosão do Manguebeat, com sua ênfase musical que também levou à criação do Árido Movie, a vertente cinematográfica do Movimento Mangue, que repercute até hoje. Com tal premissa, este texto analisa políticas de intermidialidade a partir do cinema pernambucano e de suas releituras tropicalistas, envolvendo, como estudo de caso, o curta-metragem Maracatu, maracatus (Marcelo Gomes, 1995) e os longas Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005) e Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), experimentando um método de análise orientado pelo conceito de intermidialidade.
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