Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v0i0.27106

ISSN

2238-2577

Autores

Samuel Paiva,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O Cinema Brasileiro viu surgir, nos anos 1990, uma geração de cineastas com propostas que se caracterizaram em boa medida pela intermidialidade, ou seja, pelo encontro do cinema com outras mídias. Em Recife (Pernambuco), ocorreu a eclosão do Manguebeat, com sua ênfase musical que também levou à criação do Árido Movie, a vertente cinematográfica do Movimento Mangue, que repercute até hoje. Com tal premissa, este texto analisa políticas de intermidialidade a partir do cinema pernambucano e de suas releituras tropicalistas, envolvendo, como estudo de caso, o curta-metragem Maracatu, maracatus (Marcelo Gomes, 1995) e os longas Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005) e Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), experimentando um método de análise orientado pelo conceito de intermidialidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX