Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português

10.26512/hh.v7i13.19293

ISSN

2318-1729

Autores

Mateus Bernardes,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro – especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” – são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos – tal qual este – por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo – bem como alguns apontamentos e sugestões – também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.

Referência(s)