
Resiliência dos estudantes de enfermagem de uma universidade na Baixada Fluminense/RJ
2019; Brazilian Journal of Development; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv2n4-015
ISSN2595-6825
AutoresCristiane Aguiar da Silva Ruas, Flaviana Pereira Bastos Nascimento, Ingrid de Araújo Lima Magalhães, Raquel Juliana de Oliveira Soares,
Tópico(s)Resilience and Mental Health
ResumoResiliencia e um processo interativo entre a pessoa e o seu meio, processo que ira fortalecer e capacitar o individuo para lidar com as adversidades de uma forma positiva. Atualmente estudos sobre resiliencia tem ocupado maior espaco nos diversos contextos onde o ser humano atua. Objetivo: avaliar os indicadores de resiliencia dos estudantes de enfermagem no ensino superior. Metodo: O Estudo foi realizado em uma Universidade Privada situada na Baixada Fluminense/RJ. Teve como Criterios de Exclusao, os estudantes que nao estavam frequentando as aulas amparadas por Beneficio Lei ou Regime Especial. Foi utilizado um questionario com perguntas para caracterizacao dos participantes e a Escala de Resiliencia desenvolvida por Wagnild e Young, que mede niveis de adaptacao psicossocial positiva em face de eventos de vida importantes. Resultados: Participaram da pesquisa 56 estudantes, todos do 7o periodo. 79% do sexo feminino. 39% na faixa etaria de 20 a 27 anos. 68% cursam de 4 a 7 disciplinas e 57% estudam no turno da tarde. 75% dos participantes exercem alguma atividade ocupacional. Evidencia-se que (39,3%) dos entrevistados possui elevada resiliencia, 37,5% possuem resiliencia moderada e 23,2% possuem baixa resiliencia, o que pode gerar alto indice de estresse, depressao e ansiedade influenciando no comportamento e na formacao desses futuros enfermeiros. Conclusao: A resiliencia e uma competencia importantissima que deve ser desenvolvida e aperfeicoada nos individuos, visto que ser resiliente vai alem da tematica de superar as adversidades. Envolve uma reconstrucao continua dos aspectos pessoais.
Referência(s)