Artigo Produção Nacional Revisado por pares

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS PRINCIPAIS VERTENTES DE PESQUISA SOBRE O AUTISMO

2019; Frederico Kauffmann Barbosa; Volume: 15; Issue: 41 Linguagem: Português

ISSN

1807-8850

Autores

Daniela Cristina Freitas Garcia Pimenta, Márcio Marvila Pimenta,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as publicacoes consideradas de alta relevância, em periodicos nacionais, sobre o TEA, de modo a identificar as principais vertentes de estudo, metodos, e linhas para pesquisas futuras. Foi elaborada uma revisao sistematica de literatura utilizando o Google Scholar como ferramenta de busca e refinamento dos resultados. Apos a aplicacao de filtros de qualidade e de conteudo, a amostra final foi de 60 artigos, todos publicados em periodicos, avaliados por pares em blind review , listados como sendo os mais relevantes nas primeiras 5 paginas do Google Scholar. Os principais enfoques editoriais dos periodicos analisados sao Psicologia e Medicina, somando 80% das publicacoes na amostra. Por meio da analise das contribuicoes de cada artigo, foi possivel categorizar dez vertentes de pesquisa: Diagnostico, Familia e Autismo, Abordagens, Praticas Pedagogicas, Tratamento/ Terapia, Inclusao, Comportamento, Comunicacao, Genetica, Processo Evolutivo. Trabalhos de campo qualitativos no contexto educacional sao minoria na amostra estudada. Ha pouco uso de tecnicas qualitativas, como: estudo de caso, observacao e entrevistas em profundidade, que poderiam contribuir com a identificacao de estrategias de ensino inovadoras. Percebe-se que temas como inclusao e praticas pedagogicas possuem baixa quantidade de publicacoes em periodicos relevantes. A SYSTEMATIC REVIEW ON THE MAIN ASPECTS OF AUTISM RESEARCH The objective of this paper is to analyze the publications of high relevance about TEA in Brazilian journals, in order to identify the main study fields, methods, and lines for future research. A systematic literature review was developed using Google Scholar as a search and refinement tool. After the application of quality and content filters, the final sample was 60 articles, all published in journals, evaluated by blind review peers, listed as the most relevant in the first 5 pages of Google Scholar. The main editorial approaches of the analyzed journals are Psychology and Medicine, adding up 80% of the publications in the sample. Through the analysis of the contributions of each article, it was possible to categorize ten research streams: Diagnosis, Family and Autism, Approaches, Pedagogical Practices, Treatment / Therapy, Inclusion, Behavior, Communication, Genetics, Evolutionary Process. Qualitative fieldwork in the educational context is a minority in the sample studied. There is little use of qualitative techniques, such as: case study, observation and in-depth interviews, which could contribute to the identification of innovative teaching strategies. It is noticed that topics such as inclusion and pedagogical practices have a low number of publications in relevant journals.

Referência(s)