
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o curso de Design do UniFOA
2018; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47385/cadunifoa.v5i1.2472
ISSN1982-1816
AutoresM. P. Mulatinho, D. A. O. Alves,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoCom o advento das Tecnologias de Informacao e Comunicacao, a sociedade vem experimentando, desde o final do seculo passado, sucessivas mudancas de comportamento em areas distintas, como o entretenimento, as atividades profissionais e no meio academico. Nesta primeira decada do seculo 21 observamos um aumento dessas mudancas com o surgimento de novas ferramentas, genericamente denominadas como midias sociais, que englobam redes sociais, sites de compartilhamento de conteudo em video, blogs, microblog e mundos virtuais. Essas ferramentas vem se tornando cada vez mais importantes no cotidiano de nossos alunos e tambem de um numero crescente de professores, que inclusive desenvolvem pesquisas multidisciplinares com o objetivo de melhor entender o fenomeno por detras dessas mudancas e de tentar antecipar solucoes ou elaborar as melhores praticas para os anos vindouros. Pudemos constatar no decorrer desta decada, tanto em Cursos de Design como no de Jogos Digitais (Games), que a sala de aula, os docentes e as instituicoes de ensino de todos os niveis deverao ser capazes de assimilar essas transformacoes para poderem atender ao alunado, atual e futuro, de forma coerente com a realidade com que estes interagem fora dos ambientes tradicionais de aprendizagem. Este artigo tem por objetivo apresentar a experiencia de adocao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), em especial o segmento de mundos virtuais tridimensionais e o seu impacto na sala de aula tradicional. Desde experiencias que vem sendo realizadas no mundo virtual Second Life ate aquelas que se utilizam de uma tecnologia de codigo aberto batizada de Open Simulator, a qual esta sendo adotada para criar um ambiente dedicado a projetos academicos para o Curso de Design do UniFOA.
Referência(s)