Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Linguagem: Português

10.26512/lc.v24i0.21850

ISSN

1981-0431

Autores

Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, José Carlos Libâneo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Inicia-se fazendo referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida é feita a exposição da teoria de Davydov, em especial seus princípios e elementos que fundamentam uma didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para as práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira em face das políticas educacionais neoliberais em curso no país.

Referência(s)