Artigo Revisado por pares

Formas e eficácias da linguagem não verbal na comunicação indígena: a manutenção da cultura da etnia Guajajara na Aldeia Tamarindo no Município de Barra do Corda – MA

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

2594-4231

Autores

Valdirene Pereira da Conceição, Maurício José Morais Costa, Paulo Henrique Machado Corado,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Investigacao sobre as formas e a eficacia da linguagem oral na manutencao da cultura da etnia Guajajara na Aldeia Tamarindo, do municipio de Barra do Corda-MA. Tem como objetivo analisar as formas e a eficacia com que a etnia Guajajara, utiliza a linguagem oral interpessoal em acoes de mobilizacao social e manutencao da cultura. Trata, assim, de uma pesquisa qualitativa de natureza analitico-descritiva norteada por meio de pesquisa bibliografica e de pesquisa de campo; pelo metodo etnografico e pela analise de assunto adotada por Bardin. Utiliza como instrumento de coleta de dados, as tecnicas de entrevista semiestruturada, observacao e diario de protocolo verbal no sentido de compreender como a linguagem nao verbal e utilizada pelos Guajajaras em suas relacoes interpessoais frente aos diferentes meios e estrategias de comunicacao disponiveis na Aldeia Tamarindo. Concebe a linguagem oral como uma ferramenta de fundamental importância no resgate da sabedoria acumulada ao longo do tempo, e principalmente na coesao da organizacao social, fazendo para tanto, uma incursao nas formas como as tradicoes orais da Aldeia Tamarindo subsistiram com o passar dos anos. Apresenta como resultado inicial, que o enraizamento da cultura, expressos pelos ensinamentos domesticos, festejos e atos publicos comunitarios da etnia Guajajara na Aldeia Tamarindo, localizada ha 50 km da cidade de Barra do Corda e constituida por cerca de 30 familias, cujas atividades principais compreendem as praticas de agricultura familiar, o cultivo de mandioca, milho, dentre outras, se da por meio da oralidade reforcada pelos caciques, pais e professores na transmissao do seu modo de saber, fazer e viver as geracoes mais novas, e assim manter vivas suas tradicoes. Revela tambem que mesmo havendo a predominância da linguagem oral – a exemplo a comunicacao boca-a-boca – em acoes de mobilizacao social da Aldeia Tamarindo, coexistem outras estrategias de comunicacao, a exemplo de celulares com Wi-Fi e de computadores, ainda que em menor frequencia. Destaca que a oralidade, a iconografia, o artesanato, o modo de produzir e viver, sao tracos marcantes da regiao da Aldeia Tamarindo, constituindo-se entao como forma e meio de registro que a comunidade encontra para transmitir para outras geracoes, seus saberes e feitos originando assim os legados historicos que se constituem em patrimonios demarcados no tempo e no espaco, devem ter o devido reconhecimento da comunidade Guajajara no Estado do Maranhao.

Referência(s)