
“Xirê Orixá” : a produção do espaço sagrado nas formas musicais e sons de atabaques em um terreiro de Candomblé em Belém do Pará / "Xirê Orixá": production d'un espace sacré dans les formes musicales et les sons d'atabaques dans un cour du Candomblé à Belém do Pará
2018; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22409/geograficidade2018.83.a13161
ISSN2238-0205
AutoresYasmin Estrela Sampaio, Edgar Monteiro Chagas,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo buscou relacionar o fazer musical com a construcao do espaco sagrado em um terreiro de Candomble de nacao ketu localizado em Belem do Para. O Espaco Sagrado e analisado a partir de duas perspectivas geograficas de Zeny Rosendahl e Gil Filho que discutem a construcao do Espaco Sagrado como locus material e conformacao simbolica. A partir destas duas analises, foi possivel compreender que a musica possui uma intima relacao com as duas categorias do estudo do espaco, visto que ela e central na manifestacao do sagrado sendo, portanto, uma das hierofania s que simbolizam a presenca dos orixas dentro do terreiro. Junto com os cantos, dancas e as performances corporais dos filhos de santo, a musica pode ser considerada um dos elementos que colaboram na (re) elaboracao da cosmogonia africana.
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