
Línguas Estrangeiras na Contracorrente da Política Linguística Educativa Nacional: O Ensino do Francês No Amapá
2019; Volume: 20; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5935/1981-4755.20190007
ISSN1981-4755
AutoresKelly Cristina Nascimento Day,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEste trabalho discute os efeitos dos novos direcionamentos da Politica Linguistica Educativa no Brasil, especialmente sobre o ensino de linguas estrangeiras no estado do Amapa, fronteira com a Guiana Francesa. Propoe-se nesse artigo uma avaliacao da politica linguistica brasileira para o ensino de linguas estrangeiras (LE) a partir das leis que constituem e/ou constituiram o ordenamento juridico para o ensino de LE nas ultimas tres decadas, a saber, a LDB 9394/96, a Lei 11.161/2005 e a Lei 13415/2017. Fundamentado em pesquisas de campo, de natureza qualitativa e descritiva (XXX, 2005, 2013 e 2016), o artigo inscreve sua discussao no campo das Politicas Linguisticas (GRIN, 2005; CALVET, 1996; BEACCO, 2004) e aponta os impactos das mudancas promovidas no ensino de LE no Brasil sobre a regiao fronteirica e o surgimento de um movimento de resistencia promovido pela sociedade civil em favor da manutencao do ensino da lingua francesa na regiao da fronteira franco-brasileira.Palavras-chaves: Ensino de linguas, frances, Politica Linguistica.
Referência(s)