Artigo Produção Nacional

Línguas Estrangeiras na Contracorrente da Política Linguística Educativa Nacional: O Ensino do Francês No Amapá

2019; Volume: 20; Issue: 46 Linguagem: Português

10.5935/1981-4755.20190007

ISSN

1981-4755

Autores

Kelly Cristina Nascimento Day,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este trabalho discute os efeitos dos novos direcionamentos da Politica Linguistica Educativa no Brasil, especialmente sobre o ensino de linguas estrangeiras no estado do Amapa, fronteira com a Guiana Francesa. Propoe-se nesse artigo uma avaliacao da politica linguistica brasileira para o ensino de linguas estrangeiras (LE) a partir das leis que constituem e/ou constituiram o ordenamento juridico para o ensino de LE nas ultimas tres decadas, a saber, a LDB 9394/96, a Lei 11.161/2005 e a Lei 13415/2017. Fundamentado em pesquisas de campo, de natureza qualitativa e descritiva (XXX, 2005, 2013 e 2016), o artigo inscreve sua discussao no campo das Politicas Linguisticas (GRIN, 2005; CALVET, 1996; BEACCO, 2004) e aponta os impactos das mudancas promovidas no ensino de LE no Brasil sobre a regiao fronteirica e o surgimento de um movimento de resistencia promovido pela sociedade civil em favor da manutencao do ensino da lingua francesa na regiao da fronteira franco-brasileira.Palavras-chaves: Ensino de linguas, frances, Politica Linguistica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX