La importancia de la colaboración entre profesorado de música de diferentes entornos. Un estudio de caso en el ámbito formal y no formal
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Linguagem: Português
10.5216/mh.v19.51402
ISSN2317-6776
AutoresCristina Arriaga Sanz, Baikune de Alba Eguiluz, Alberto Cabedo–Mas,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoEsta pesquisa analisou um projeto cujo objetivo era promover a colaboração entre professores de música que trabalhavam em três campos educacionais diferentes: universidade, escolas primárias e escolas de música. Para isso, foi feita uma proposta que começava com a criação musical e terminava com a interpretação dum trabalho conjunto. Foi proposta uma maneira de se engajar com a música a partir da prática, incentivando a exploração e o gosto na expressão e no fazer musical. A pesquisa, exploratória e descritiva, baseou-se na metodologia de estudo de caso. Foram analisadas entrevistas e diários de trabalho e os resultados foram categorizados com base na proposta de habilidades profissionais de Perrenoud (2004). Os resultados ressaltaram a importância de gerar iniciativas e espaços colaborativos para melhorar as habilidades de ensino.
Referência(s)